
Tecniplas foca em resfriamento de vinhaça na Fenasucro
Referência na fabricação de equipamentos especiais em compósitos de PRFV (Plástico Reforçado com Fibras de Vidro) para o setor sucroalcooleiro, a Tecniplas garantiu mais uma vez a presença na Fenasucro – Sertãozinho (SP), de 20 a 23/08. Na edição deste ano, o objetivo da empresa é reforçar a divulgação das suas torres de resfriamento de vinhaça.
“Ao longo dos últimos vinte e cinco anos, fornecemos mais de 600 unidades desse equipamento para usinas de todo o país”, afirma Luís Gustavo Rossi, diretor da Tecniplas. Para ser aproveitada como fertilizante, a vinhaça deve ter a sua temperatura reduzida, em média, de 90 ºC para 55 ºC.
Fabricada em uma única peça, o que elimina a ocorrência de vazamentos, as torres de resfriamento de vinhaça da Tecniplas contam com o conjunto mecânico instalado fora do fluxo de ar saturado e corrosivo. “Além de ampliar a vida útil dos componentes, essa característica de projeto facilita o acesso para eventuais manutenções”.
Outra vantagem do equipamento, salienta Rossi, é a fixação direta e por laminação do difusor, do sistema de distribuição e das vigas na carcaça da torre, o que torna o equipamento muito mais robusto. “A distribuição da vinhaça quente é feita por uma tubulação de PRFV baseada em resina éster-vinílica, ou seja, apresenta elevada resistência química e à temperatura”.
Em conjunto com as torres de resfriamento de vinhaça, a Tecniplas fabrica recuperadores de álcool, abatedores de açúcar, tanques, tubulações e conexões.